Luís Maldaner – Sustentabilidade – Impacto projetado

Luís Maldaner – Sustentabilidade – Impacto projetado

A arquitetura voltada ao pensamento sustentável mostra-se uma excelente ferramenta na criação de projetos onde o conceito de viver bem está alinhado com a geração de menor impacto possível à natureza.

CASA CONTAINER

CASA CONTAINER

Não apenas aquilo que consumimos e comemos, também a maneira como habitamos os ambientes revela nossa participação na degradação dos recursos naturais. No entanto, novos métodos construtivos, escolha de materiais e tecnologias que usam fontes limpas de energia, por exemplo, estão à disposição da arquitetura que trabalha com foco na sustentabilidade.
A revista da Scheid conversou com o arquiteto gaúcho Luís Fernando Loss Maldaner, 12 anos no mercado, e que por princípio assumiu essa causa como diferencial no seu trabalho.

A sustentabilidade é uma pauta em ascensão por sua urgência e relevância. Na sua opinião, de que maneira as casas podem tornar se ambientes sustentáveis?

Maldaner: A casa é de suma importância quando o assunto é sustentabilidade. Nela gastamos energia para comer, iluminar, aquecer, resfriar, produzimos lixo, etc. Se a casa for projetada minimizando estes fatores, teremos um impacto muito menor.

Teu trabalho é reconhecido por dar importância ao aspecto sustentável nos projetos. Quando isso tornou-se um diferencial na tua carreira? 

Maldaner: No inicio, foi difícil mudar o pensamento das pessoas e no momento da decisão final, os clientes acabavam preferindo o método convencional. Atualmente, as pessoas viajam mais, têm acesso à informação, então sou procurado por fazer obras limpas, rápidas, com conforto térmico e acústico.

Você acredita que as indústrias da construção civil estão prontas para oferecer soluções que amenizem o impacto humano no meio ambiente? Quais destas soluções você destacaria como as mais satisfatórias? 

Maldaner: Os profissionais vem buscando melhorar o desempenho em relação às técnicas construtivas. Temos uma parceira nesse trabalho que é a LAM, ela fornece material impermeável, com isolamento vinte vezes maior que o tijolo convencional, rápido de instalar e dar acabamento. E para os itens internos, uma super parceira é a Soluções Sustentáveis, que fornece as cisternas, filtros, móveis, lareiras de alto desempenho, placas de aquecimento, energia fotovoltaica, aquecimento solar, telhado verde, entre outras e faz nosso projeto completo em relação a diminuir impacto, reuso das águas e energias limpas de consumo.

De que forma as esquadrias colaboram na questão sustentável de uma casa/ambiente?

Maldaner: As esquadrias são fundamentais quando se fala em isolamento, elas são a ligação do interno com externo. E o rendimento dos sistemas de aquecimento e resfriamento dependem delas. De nada adianta termos uma parede super isolada, manta especial no telhado, forro, se as aberturas não seguirem a mesma linha. Tudo que se ganha nos materiais se perde por uma porta ou janela pouco isolada.

Como está, na sua opinião, a consciência dos clientes em relação a isso? Uma casa sustentável é algo almejado pelas pessoas ou é uma demanda pequena? 

Maldaner: Tem crescido muito a procura pelos sistemas em casas já construídas e, quando ela ainda está em fase de projeto, isso está se tornando essencial. Mesmo que neste momento os clientes não tenham verba suficiente para tudo, as esperas são deixadas para instalação futura.

O que mais lhe satisfaz na elaboração de um projeto arquitetônico? Quais são os aspectos que mais trazem realização profissional?

Maldaner: Aqui no escritório os projetos já são pensados o mais sustentáveis possíveis. Mesmo que não seja feito nenhum sistema especial de energia, cisterna etc, a ventilação cruzada é essencial, iluminação natural, posição solar e implantação no terreno e materiais com mínimo de manutenção futura. E, claro, quando conseguimos colocar em prática todos os sistemas é uma alegria sem tamanho.

O que mais gosto na criação de meus projetos é surpreender o cliente visualmente, e também sustentavelmente, mostrando que é viável implementar soluções sustentáveis que no longo prazo ajudarão a preservar o meio ambiente e também irão beneficiá-lo economicamente.

Luís MaldanerLuís Maldaner
Arquitetura & Design
Site: luismaldaner.com.br 

Rua Carioca, 204 – Jardim Mauá
Novo Hamburgo/RS
– (51) 3279-7016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SCHEID EXPERTISE

Loading…
  • Janelas e Portas

    A Scheid é especializada em fabricar portas e janelas sob medida. Os projetos personalizados são criados com todo cuidado e talento dos profissionais.

  • Tecnologias

    Por contar com clientes extremamente exigentes, a Scheid desenvolve e busca os mais modernos avanços tecnológicos, visando a funcionalidade e o conforto.

  • Referências

    Os Produtos Scheid são conhecidos nacionalmente pela qualidade, solução técnica, funcionalidade, beleza e garantia. Conheça obras de expressão.

Loading…