Desde cedo, moldou sua trajetória com base em três pilares: inovação, qualidade de produtos e atenção ao cliente. Quando tinha 26 anos e já alguns anos de experiência em diversas oficinas de marcenaria como empregado, reuniu outros nove marceneiros e fundou sua primeira empresa, a Pötter, Scheid & Cia Ltda. em 1950 e na cidade de Novo Hamburgo. Por quatorze anos, consolidou fundamentos e entregou esquadrias que, ainda hoje, são famosas por sua qualidade.

Alôncio era um homem obstinado por suas ideias. Criativo e persistente, elaborou soluções que continuam em prática no mercado de esquadrias. No ano de 1964, saiu da Pötter Scheid e fundou a Turiscar do Brasil Esquadrias Ltda, tendo como sócios, entre outros, seu primo Pedro Scheid e os irmãos Helmut e Roland Petroll. Nesta empresa, dedicou-se à fabricação de janelas e portas, e, principalmente, iniciou no Brasil a fabricação de trailers de turismo. Oito anos depois, a Turiscar optou por dedicar-se exclusivamente ao negócio de trailers e Alôncio seguiu sua vocação de fabricante de janelas e portas de madeira. Em outubro de 1972, deu início à Esquadrias Scheid, também em Novo Hamburgo.
Tendo como sócios o filho Luiz Francisco, a filha Isabel Regina e o genro Sérgio Siqueira Pacheco, veio a fase mais próspera de sua vida profissional, com o crescimento e fortalecimento da empresa que, no decorrer dos anos, tornou-se referência em esquadrias de madeira de alta qualidade, primeiro na região, depois em todo o Estado do Rio Grande do Sul e, enfim, de renome nacional.