Quando contamos a história da Scheid, invariavelmente narramos a história de Alôncio Aloysio Scheid, um homem obstinado por qualidade e que fez disso o norte de sua empresa. Filho de descendentes de alemães que vieram de Koblenz, região na confluência dos rios Mosel e Reno, e se estabeleceram em Dois Irmãos (Rio Grande do Sul), Alôncio nasceu em 1924 e cresceu na colônia, onde cultivou rígidos valores éticos e morais.
Até a adolescência, só sabia falar alemão. Após servir ao exército, trabalhou em fábricas de móveis e esquadrias de madeira, onde aprendeu o ofício de marceneiro e revelou seu talento ímpar para o trabalho que viria a ser sua vida.
Desde cedo, moldou sua trajetória com base em três pilares: inovação, qualidade de produtos e atenção ao cliente. Quando tinha 26 anos e já alguns anos de experiência em diversas oficinas de marcenaria como empregado, reuniu outros nove marceneiros e fundou sua primeira empresa, a Pötter, Scheid & Cia Ltda, em 1950, na cidade de Novo Hamburgo. Por quatorze anos, consolidou fundamentos e entregou esquadrias que ainda hoje são famosas por sua qualidade.
Alôncio era um homem obstinado por suas ideias. Criativo e persistente, elaborou soluções que continuam em prática no mercado de esquadrias. No ano de 1964, saiu da Pötter Scheid e fundou a Turiscar do Brasil Esquadrias Ltda, tendo como sócios, entre outros, seu primo Pedro Scheid, e os irmãos Helmut e Roland Petroll. Nesta empresa, dedicou-se à fabricação de janelas e portas, e principalmente iniciou no Brasil a fabricação de trailers de turismo. Oito anos depois, a Turiscar optou por dedicar-se exclusivamente ao negócio de trailers e Alôncio seguiu sua vocação de fabricante de janelas e portas de madeira. Em outubro de 1972, deu início à Esquadrias Scheid, também em Novo Hamburgo. Em um amplo terreno, com pavilhões iluminados e ventilados, construídos a partir de um projeto caprichado, encomendado ao arquiteto e professor Maury André Poisl.
Aos 48 anos, Alôncio já trazia uma importante reputação profissional e, com a nova fábrica, dedicou-se a manter e elevar seus padrões de trabalho. Tendo como sócios o filho Luiz Francisco, a filha Isabel Regina e o genro Sérgio, casado com sua primogênita Niva Maria, Alôncio fez da fábrica a materialização de sua visão. Criativo e muito atento aos desejos dos clientes, transformou seu sobrenome uma chancela de qualidade, realizando trabalhos em madeira que trouxeram reconhecimento no Estado e fora dele.
Aos 30 anos de história, a Scheid resolveu entrar em um novo e promissor ramo do mercado: esquadrias em PVC. Um setor exclusivo foi aberto e um novo gerente, Alexandre Isoppo, convidado a administrar produção, clientes e obras do segmento. Quinze anos depois, foi a vez das esquadrias em alumínio ganharem espaço na Scheid e hoje, os três materiais – madeira, PVC e alumínio – colocam a Scheid em um patamar privilegiado de oferecer aos clientes as soluções completas para esquadrias. O fundador acompanhou essas transformações e evoluções até o ano de 2008, quando nos deixou em um dia de sol, de manhã cedo, a caminho da fábrica.
Hoje, em 10 mil metros de fábrica, com equipe de produção e instalação especializadas e talentosas, com centros de usinagem e maquinário moderno, frota própria e uma equipe administrativa comprometida no atendimento a clientes, fornecedores e funcionários, a empresa completa seus 50 anos com orgulho e energia.
O arquiteto Pedro Simch, de Porto Alegre, é um dos profissionais que acompanhou desde o começo o desenvolvimento da Scheid e confiou por décadas nos produtos elaborados sob a supervisão de Alôncio e sua equipe. Se conheceram nos tempos da Pötter Scheid e desde lá estabeleceram uma relação de parceria, respeito e admiração. “Alôncio conhecia muito bem os materiais e dominava os processos com madeira.” Uma das primeiras obras que fizeram juntos foi a residência de Jorge Gerdau Johannpeter, então um jovem e já ousado empresário, que construiu uma casa admirável.
Com muita conversa e um atendimento personalizado, o jovem arquiteto, então com 30 anos, recebeu de Alôncio os desenhos de cada esquadria para aprovação e o resultado foi uma qualidade impecável. “Virou meu padrão de excelência em esquadria”, recorda Simch. Dentre as inovações daquela época, ele recorda das soleiras e peitoris diferenciados, extrema qualidade na proteção contra chuva e vento, fechos exclusivos que garantiam vedação perfeita e a alta qualidade da madeira.
Em diversas obras, o arquiteto e a empresa se encontraram e puderam participar ativamente da evolução tanto da arquitetura, com processos e novas ferramentas, como das esquadrias, com novas ferragens, vidros laminados e insulados e novos materiais. “A Scheid sempre teve um padrão classe A, trabalhando bem e entregando esquadrias de primeira linha”, avalia.
Com o passar dos anos, a reputação de qualidade e atendimento da Scheid ultrapassou as fronteiras de seu estado natal, conquistando clientes em várias regiões brasileiras. Foi assim por exemplo quando no começo dos anos 2000, Mauro Cunha Silvestri, diretor presidente da Construtora São José, com sede em São Paulo, recebeu uma indicação para conhecer os produtos da Scheid, quando procurava uma empresa com qualidade e responsabilidade no tratamento e trabalho com madeira. “Necessitávamos de uma qualidade acima do padrão normal do mercado, para atender clientes especiais, de muita exigência.”
A primeira obra foi a do Condomínio Frederic Chopin, com o fornecimento das portas do pavimento térreo. A partir dela, a São José contratou a Scheid para o fornecimento total das portas de edifícios como Condomínio Franz Schubert (abaixo à esquerda), Condomínio George Sand (foto da direita, superior), a sede da empresa Omint (foto da direita, abaixo), Condomínio Artur Ramos, todos de importância e arquitetura muito marcantes, além de portas e janelas para as casas do condomínio Maresias, litoral de São Paulo. O diretor da São José refere-se à Scheid como uma empresa que atende com qualidade os requisitos de prazos, preços e atendimento, tanto antes como depois da entrega da obra.
Um ambiente nasce de um querer que é traduzido em projeto. A singularidade faz parte dessa criação. O que busca-se encontrar nesse novo ambiente? Depende de quem o imaginou. Portas e janelas ganham um novo sentido, muito além da sua funcionalidade. O vão que se abre é para a família, os amigos, as festas, o sol, a brisa, a natureza.. Quando se fecha, é proteção, privacidade, silêncio, conforto, descanso... Temos uma história de 50 anos dedicados a fazer esquadrias para ambients especiais. Entregamos beleza e funcionalidade os ambients com soluções contemporâneas. Nossos produtos são de alto padrão, fabricados em nível de excelência. Tudo isso feito pelo nosso time de colaboradores, com expertise técnica e paixão. Desenvolvemos relações de confiança com clients e especificadores para a realização de sonhos. Isto exige o cuidado em cada detalhe, da escolha da matéria-prima à instalação, onde a materialidade encontra o imaginário para o bem viver.
Somos a Scheid, esquadrias especiais que valorizam a obra da sua vida!