No projeto da Casa Marsala, como foi batizada essa residência erguida às margens do Guaíba em um condomínio na cidade de Eldorado do Sul, região metropolitana de Porto Alegre, o diálogo com a natureza era uma das premissas. O conjunto, à beira de um canal navegável, foi pensado de forma a conjugar a própria edificação, a água e os jardins, reduzindo seu impacto e tornando-o um artefato na paisagem, de acordo com os arquitetos da Stemmer Rodrigues Arquitetura, Paulo Henrique Rodrigues, Ingrid Stemmer e Roberto Stemmer.
Com 412 metros quadrados, a residência recebeu amplas aberturas para proporcionar a sensação de que os jardins que contornam a casa permeassem os ambientes internos. Na área social, a ausência de pilares no encontro entre as folhas de correr permitiu que as esquadrias integrassem, de forma quase invisível, o interno e o externo.
A volumetria é marcada por dois blocos, um em concreto e outro na cor marsala. Esse tom, além de destacar-se sobre o verde predominante do entorno, também representa a identificação dos proprietários com a casa a partir da paixão deles por vinhos.
Os dois volumes são complementados por estruturas de madeira, nos brises e nos painéis que abrigam a porta de entrada, expandindo-se pelo interior do living. Em harmonia com a madeira natural, foram utilizadas esquadrias em PVC VEKA padrão nogueira.
Fotos: Christian Jung