Quando as principais diretrizes do projeto eram o convíviocom a família e o tempo livre juntos em uma casa de veraneio, mas mantendo aprivacidade, o conforto e a praticidade, a visão para este projeto ficou muitoclara para as arquitetas Emília Riegel e Nívia Vittore, autoras do projeto.Florianópolis foi a cidade escolhida para esta casa contemporânea, na qual osobjetivos primordiais eram a discrição e a facilidade de manutenção. Por setratar de uma casa de veraneio, as condições ambientais foram, mais do quenunca, fundamentais para a implantação da casa. Espaços e usos integrados, comexcelente ventilação e insolação, combinados com estratégias como a instalaçãode painéis solares fotovoltaicos e uma cisterna para captação e aproveitamentode água da chuva, foram as principais decisões para proporcionar confortotérmico com o menor consumo de energia elétrica.
Materiais naturais como madeira e pedra, além do concreto,foram cuidadosamente escolhidos. A utilização de esquadrias minimalistas proporcionaa abertura total do vão e o nivelamento do piso, permitindo que o piso de pedrarústica penetre livremente da área externa para o interior de todo o térreo,resultando em um espaço apaixonante, como uma grande varanda onde a natureza ea área de convivência estão em perfeita harmonia.
Porém, um dos principais destaques desse projeto é o altobrise soleil de madeira que mantém a privacidade no pavimento superior da casa,sem perder o aproveitamento da maravilhosa luz que é filtrada pelas delicadasfolhas da vegetação ao redor, que desenha rendas-sombras ao longo do piso decirculação que dá acesso aos quartos, trazendo uma delicada sensação de frescorextra nos dias mais ensolarados do verão.
Esquadrias internas e brises em madeira produção Scheid
Esquadrias de alumínio minimalistas perfil Schüco comacabamento cortén, produção Scheid
Esquadrias na área íntima em PVC perfil VEKA, produçãoScheid
Vidros Lajeadense
Descrição de texto fornecida por NV Arquitetura e publicadano portal Archdaily
Fotos: Cristiano Bauce