Entrevista com Rodrigo Fontana Veka Brasil

Em 2016, a Scheid lançou uma revista com projetos realizados com arquitetos e Construtoras do Brasil.

Esta foi com Rodrigo Fontana, que é Diretor Comercial e Marketing da VEKA Brasil.

Como é a relação da Veka com a Scheid?

Fontana: A VEKA possui como um de seus pilares o cuidado com a parceria. Este cuidado é fruto da origem da empresa, uma companhia familiar que busca sempre o relacionamento duradouro e sustentável. Quando iniciamos o contato com a Scheid, um dos pontos fortes na parceria foi o fato da Scheid possuir os mesmos princípios de parceria da VEKA, e por isso a relação e o trato entre as duas empresas aconteceram naturalmente.

O que tem a dizer sobre este credenciado?

Fontana: A Scheid é um fabricante com uma bela história em esquadrias de madeira e que se traduz na busca pela qualidade do produto e serviços prestados. Tal história se repetiu nas esquadrias com os perfis de PVC VEKA e hoje a Scheid é uma das referências para a nossa rede de fabricantes.

Como acontece o acompanhamento do trabalho da Scheid por parte da Veka?

Fontana:  Os suportes, técnico, comercial e de marketing são a base para a relação entre a VEKA e o fabricante. Visitas mensais, quinzenais ou até semanais são realizadas ao credenciado, todas com o intuito de conhecer, analisar e potencializar os pontos fortes e oportunidades. Da mesma forma ocorre com a busca por melhorias visando mitigar ameaças e melhorar pontos fracos.

A Scheid, assim como os demais credenciados, recebe treinamento? De que tipo?

Fontana: Com base nas visitas realizadas por parte da equipe da VEKA, são sugeridas capacitações em diversas áreas como comercial, marketing e principalmente técnica, sendo esta última realizada com mais frequência e de acordo com a necessidade do fabricante.

Que tipo de envolvimento a Veka consegue ter com o cliente? É possível ajudar na busca de soluções mais personalizadas para alguma obra que tenha necessidades específicas?

Fontana: A VEKA está em constante contato com os fabricantes, seja por meio de sua equipe comercial ou pela área técnica com seus consultores. Dessa maneira é possível receber as demandas mais latentes, entender e consequentemente propor soluções já existentes ou até novas soluções que o grupo VEKA possui no mundo.

Cada mercado apresenta particularidades e demandas próprias. Para o Brasil, o que a Veka observa nesse sentido? Para o Rio Grande do Sul, existe alguma característica para as esquadrias com perfis Veka? O que é mais procurado?

Fontana: A VEKA é uma empresa líder mundial na fabricação de perfis de PVC para portas, janelas e persianas. Neste sentido a experiência da VEKA nos leva sempre a buscar entender o mercado onde estamos inseridos para assim desenvolvermos sistemas adequados e em conformidade com as normas da construção civil. No caso do Brasil, atualmente utilizamos sistemas de abrir e de correr, sendo o sistema de correr utilizado em mais de 80% dos projetos brasileiros. Em ambos os casos utilizamos sistemas testados e utilizados há anos na Alemanha, o que nos confere a chancela de oferecer ao mercado soluções consolidadas. Isto é mais relevante ainda quando falamos do sul do Brasil, em especial o Rio Grande do Sul por possuir uma das maiores incidências de ventos e chuvas do país. Portanto a esquadria deve estar apta a suportar tais condições climáticas, fato alcançado com os sistemas VEKA.

Quais os planos da Veka para o Brasil? Existe perspectiva de expansão de mercado?

Fontana: Desde nossa entrada no mercado brasileiro no ano de 2000, temos enxergado o país como um potencial de demanda muito grande. Basta olharmos para a participação do PVC nas esquadrias, que hoje está em aproximadamente 4%. O produto tem muito a crescer e a VEKA com certeza possui planos para, não só estar junto neste crescimento, mas para fomentar o crescimento. Desde 2010 o nosso crescimento anual está na casa de dois dígitos, algo em torno de 23% ao ano. Obviamente, com o novo cenário econômico do país, esta taxa de crescimento deverá mudar, porém ainda apostamos na manutenção dos dois dígitos.

Em termos de novidades de produto, o que a Veka oferece hoje de novo e mais moderno?

Fontana: Atualmente possuímos duas linhas que se destacam por oferecerem inovação e modernidade, são elas a Linha Design, que se destaca pela versatilidade, modernidade e formatos exclusivos de Veka Brasil, conciliando a beleza do design com a funcionalidade dos produtos, e a Linha Colors ideal para projetos arquitetônicos que exigem tecnologia e personalização, com opções de cores marcantes em superfícies lisas, texturizadas ou laminados, em madeira ou metal.

Se quiser conhecer mais da VEKA Brasil veja aqui.

residencia projeto Francine

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